O cantor e compositor Xamã teve seu primeiro contato com o rap a partir do álbum “Quebra-cabeça”, de Gabriel O Pensador, em 1997. Foi a primeira vez que Xamã entendeu a importância do rap e sua representatividade. Dali em diante, o amor nasceu e frutificou. Gabriel sempre foi uma referência e grande exemplo para o artista. Agora, quase 30 anos depois de ter o ouvido pela primeira vez, Xamã é indicado com ele e Lulu Santos ao Grammy na categoria “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa” pela parte 2 de “Cachimbo da Paz”, sucesso de Pensador, que teve a continuidade lançada em 2023.
“Gabriel sempre foi um artista que admirei muito no cenário do rap. Somar nessa música foi muito maneiro, incluindo um pouco mais das minhas influências com o boom bap e também pela letra que se conecta com as minhas raízes indígenas. Tivemos muito cuidado e respeito para que tudo fosse feito da melhor forma possível”, disse Xamã à época do lançamento.
Xamã é um artista versátil, uma força criativa e influente na música urbana e brasileira. Reconhecido como um dos principais expoentes da cena musical urbana, carrega diversas conquistas: #1 no Spotify, bilhões de streamings nas plataformas digitais, mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais, entre outros.
Para o segundo semestre, o artista está trabalhando nos novos shows - O artista começa sua série de apresentações no dia 8 de novembro, no Circo Voador, em sua cidade natal, marcando sua estreia solo no icônico espaço, que já recebeu nomes como Rita Lee, Titãs, Legião Urbana e Jorge Ben Jor. No dia 15 de novembro, ele se apresentará no Festival Imune em Belo Horizonte. No dia seguinte, o rapper sobe ao palco da Concha Acústica em Salvador, um dos mais renomados espaços ao ar livre do Brasil. No dia 22 de novembro, a apresentação será na Audio, em São Paulo. Já em 6 de dezembro, ele estará no Armazém 14, em Recife, e finaliza sua série de shows no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. No mais, nas artes cênicas, está gravando participação na 2ª temporada de “Cangaço Novo” e estreia o longa “O Maníaco do Parque” em outubro.
Tem alguma sugestão de pauta? Fale com o colunista Jhoseff Bulhões pelo e-mail: [email protected]