O calorão pode se transformar em uma forte tempestade entre a noite de hoje a manhã de quinta-feira (20), em todo Mato Grosso do Sul. Isso porque o estado está com dois alertas de tempestade, um laranja (de perigo) e outro amarelo (de perigo potencial), ativos no site do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O alerta mais severo – laranja – aponta chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Existindo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Ao todo, 44 municípios, sendo principalmente a região sul do estado.
Menos intenso, mas ainda perigoso, o alerta amarelo é para 38 cidades incluindo Campo Grande. O aviso indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. Com baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Para as duas, as instruções são que para em caso de ventos fortes não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. E caso seja necessário, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Reportar Erro