O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, nesta segunda-feira (3), para 60 municípios de Mato Grosso do Sul sobre a possibilidade de chuvas intensas, com velocidade máxima dos ventos podendo variar entre 60 e 100 km/h a depender da região.
O alerta mais perigoso engloba as cidades de Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
Nestas 18 cidades o risco é de chuva que pode variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, podendo vir acompanhada de ventos intensos, que varia entre 60 e 100 km/h. Nos locais atingidos pelas tempestades, existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Já em Campo Grande e nos municípios de Amambai, Angélica, Aquidauana, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Jateí, Juti, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Pedro Gomes, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora, Taquarussu, Terenos e Vicentina, a chuva deve ser mais fraca.
Nos 42 municípios, a chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos que variam entre 40 e 60 km/h e um baixo risco de danos associados à chuva.
A recomendação do Inmet, no entanto, ainda é a mesma para todos os municípios afetados por algum alerta. É recomendado que a população não procure abrigo debaixo de árvores durante a tempestade, já que pode ocorrer descarga elétrica, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que podem vir a cair devido a intensidade dos ventos.
A Defesa Civil também fez um alerta sobre as tempestades, orientando a população a evitar áreas alagadas. "Risco de chuvas intensas em sua região com queda de energia elétrica e galhos de arvores. Evite áreas alagadas. Acompanhe o clima visualmente", diz o comunicado.
Em caso de emergência, é possível entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros no telefone 193.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Frio 'espanta' chuva e deve ter temperaturas abaixo dos 11°C em MS

Com possibilidade de pancadas de chuva, previsão alerta para risco de alagamentos em MS

Mais chuva? Domingo pode ter clima instável em Mato Grosso do Sul

Clima instável continua e sabadão pode ter mais chuva em MS

Campo Grande foi a 2ª cidade com maior volume de chuva nas últimas 24h em MS

Sexta-feira promete ser de chuva volumosa em Mato Grosso do Sul

JD1TV: Em pouco tempo, ruas de Campo Grande alagam durante chuva forte

Meteorologia prevê chuvarada nesta quinta-feira para Mato Grosso do Sul

Previsão indica chance de tempestade para MS nesta quarta-feira
