O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) abriu investigação contra um optometrista que estaria atuando de forma irregular em Campo Grande. Segundo a denúncia, o profissional realiza consultas oftalmológicas, diagnosticando doenças oculares e prescreve tratamentos, incluindo a indicação de lentes de grau. A prática, no entanto, é restrita a médicos oftalmologistas, conforme determina a Lei nº 12.842/2013.
A irregularidade foi flagrada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que apontou os riscos à saúde ocular da população. De acordo com um parecer obtido pelo JD1 Notícias, a atuação do profissional pode levar pacientes a um diagnóstico incorreto, fazendo com que deixem de procurar um médico especializado para tratar possíveis doenças mais graves.
O CBO alertou que a prática coloca os consumidores em risco, pois muitos saem das consultas convencidos de que possuem apenas miopia ou astigmatismo. Com a receita em mãos, vão até uma ótica que aceita ilegalmente prescrições de optometristas, fazem os óculos e, em pouco tempo, percebem que a visão não melhorou como esperado.
Quando retornam à ótica para reclamar, são informados de que se trata de um período de adaptação ou são encaminhados de volta ao mesmo optometrista, que emite uma nova receita sem avaliar adequadamente o caso.
Diante da situação, o MPMS instaurou o Inquérito Civil nº 06.2025.00000377-0 para apurar a possível lesão aos consumidores e verificar a legalidade da prática. O objetivo da investigação é identificar se a atuação do optometrista pode estar causando prejuízos à saúde ocular da população e se há irregularidades nas óticas que aceitam receitas emitidas por profissionais não habilitados.
A investigação do MPMS foi instaurada a pedido do MPF-MS, que, ao ser acionado, declarou que a competência para apuração do caso caberia ao Ministério Público Estadual. O inquérito segue em andamento, e novas diligências poderão ser realizadas para o completo esclarecimento dos fatos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Arena Esportiva é entregue para moradores no Coophavilla II

Vereadores debatem a construção de prédios na região do Parque dos Poderes

Detran emitiu mais de 173 mil CNHs de primeira habilitação dos 'processos da pandemia'

JD1TV: Outra vez! Conversão errada causa capotamento de carro na Rui Barbosa

Gastronomia de MS ganha destaque em filme financiado pela Lei Paulo Gustavo

JD1TV: Com expectativa de recordes, Expogrande deve receber 120 mil visitantes

Reforma do muro da sede do MPMS em Campo Grande custará R$ 1,59 milhão

Tuiuiús do Aeroporto de Campo Grande serão restaurados até final de julho

Juiz condena ex-vereadores e empresários por 'esquemão' que cassou Bernal
