Uma mulher de 52 anos, com deficiência visual em um olho, conseguiu na Justiça o direito à gratuidade no transporte público de Campo Grande. A decisão foi tomada pela 6ª Vara do Juizado da Fazenda Pública e da Saúde Pública e atinge a Agência Municipal de Transportes e Trânsito (AGETRAN), o Consórcio Guaicurus S.A e o Município de Campo Grande.
De acordo com os documentos do processo, a mulher tentou obter a carteirinha de gratuidade por meios administrativos, mas foi negada com a justificativa de que ela não estaria enquadrada na legislação atual. Diante disso, ela recorreu ao Judiciário.
O juiz Thiago Augusto Miguel Bortuluzi, ao analisar o caso, decidiu a favor da mulher. Ele considerou que o Decreto nº 10.535 de 03/07/2008, que regulamenta o passe gratuito no transporte coletivo de Campo Grande, está ultrapassado e viola os Princípios da Proporcionalidade, Razoabilidade e Dignidade da Pessoa Humana. Além disso, ele também contraria a nova legislação federal n.14.126/2021.
Portanto, o juiz determinou que os réus forneçam à requerente a carteira de isenção tarifária, garantindo-lhe a gratuidade no transporte público. Da decisão cabe recurso.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TRE-MS alinha equilíbrio constitucional em reunião com Tribunal Regional Federal

Homem morre após carro cair de ponte em Terenos

Jovem fica gravemente ferido após batida entre moto e carro em Ivinhema

Motorista que atropelou duas pessoas e arrastou uma no capô é condenado a 9 anos

Adriane Lopes busca em São Paulo modelos para melhorias na Saúde

Servidores são investigados por acúmulo ilegal de cargos em Campo Grande

Motorista que atropelou duas pessoas e arrastou uma no capô é julgado hoje

Prefeitura abre inscrições para credenciamento de barracas no Arraial de Santo Antônio

Detran-MS recebe visita de crianças em campanha por um trânsito mais seguro
