Menu
Menu
Busca segunda, 28 de abril de 2025
Cidade

JBS diz à Justiça que 'não é responsável' pelo mau cheiro que atinge bairros em Campo Grande

Frigorífico pediu extinção da ação judicial em andamento contra a empresa

23 abril 2025 - 14h12Vinícius Santos     atualizado em 23/04/2025 às 14h19

A JBS, frigorífico localizado na saída para Aquidauana, em Campo Grande, se manifestou recentemente à Justiça afirmando que "não é responsável" pelos alegados maus odores na região do bairro Nova Campo Grande. A manifestação aconteceu no contexto de uma ação judicial movida após reclamações de moradores dos bairros Nova Campo Grande e Jardim Carioca sobre o mau cheiro causado pelo processo produtivo da unidade.

Na defesa apresentada, a empresa informou que, para mitigar os possíveis odores, foram adotadas medidas como o plantio de cortinas arbóreas com mudas de eucalipto citriodora, nas áreas que limitam o terreno da unidade produtiva. Além disso, a JBS alegou que as lagoas de estabilização de efluentes também contam com vegetação nativa, com o objetivo de reduzir a emissão de gases e odores.

A JBS destacou que, conforme o Relatório de Vistoria Técnica nº 099/DAEX/CORTEC-MA/2024, foi realizada a instalação de uma cortina arbórea na lateral oeste do terreno, com mudas de eucalipto citriodora de 40 cm, além de intervenções nas falhas apontadas na lateral leste do empreendimento, próximo à Avenida Cinco. Para proteger as mudas e impedir o acesso não autorizado nas áreas próximas às linhas externas de condução de efluentes, a empresa também instalou cerca ao longo da lateral oeste.

A JBS também explicou que realiza verificações diárias em seu Sistema de Tratamento de Efluentes, com o objetivo de identificar e corrigir eventuais falhas no processo. A empresa afirmou que mantém uma política de manutenção periódica dos equipamentos que compõem o sistema de tratamento de gases, conforme estabelecido em relatórios elaborados por profissionais habilitados.

No que diz respeito ao aprimoramento do sistema de tratamento de gases, a JBS informou que, em 2014, protocolou junto ao IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) um projeto de melhorias, que tem como prazo de implementação a julho de 2025. 

O projeto foi autorizado pelo IMASUL em fevereiro de 2025. A JBS detalhou que já foi instalado um aerocondensador, equipamento responsável por condensar os gases e reduzir a carga enviada ao biofiltro. A instalação do sistema de purificação com ozônio, associado à chaminé de exaustão, está em execução. A empresa ainda mencionou que o enclausuramento dos gases e o fechamento da platibanda ocorrerão na sequência.

A JBS finalizou sua manifestação solicitando a extinção da Ação Civil Pública (ACP), com base no cumprimento de todas as obrigações de mitigação ambiental pleiteadas. A Justiça ainda deve analisar o pedido, e o caso tramita na 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Diário do Transporte
Economia
Servidores estaduais irão passar o feriado com dinheiro no bolso
Sancionada medida que garante advertência antes da aplicação de multa em MS
Cidade
Sancionada medida que garante advertência antes da aplicação de multa em MS
Foto:
Política
PSDB de Campo Grande terá que devolver mais de R$ 97 mil ao Tesouro Nacional
Acidentes e adoecimentos no trabalho crescem de forma expressiva em Mato Grosso do Sul -
Saúde
Acidentes de trabalho disparam em Mato Grosso do Sul
Equipes da prefeitura limpam ruas afetadas pela chuva na Capital
Cidade
Equipes da prefeitura limpam ruas afetadas pela chuva na Capital
Acidentes de trabalho aumentaram consideravelmente
Cidade
Acidentes de trabalho em MS aumentaram 175% em quatro anos
José está internado em estado grave em Campo Grande
Cidade
Família de MS busca ajuda para manter tratamento de filho com derrame na Capital
Trecho que está em questão
Cidade
Defensoria Pública cobra instalação de semáforo em cruzamento perigoso na BR-163
Maikon da Silva está sentado na calçada quando é surpreendido pelo carro -
Justiça
Mulher que matou padrasto para defender mãe é absolvida pela Justiça
Governador Eduardo Riedel e demais autoridades -
Cidade
Usina de hidrogênio inaugurada na UFMS vai "desbravar fronteiras", diz Riedel

Mais Lidas

Empresário não resistiu aos ferimentos
Polícia
Amigos lembram de legado e da pessoa que foi Neto Coelho: 'de coração enorme'
Empresário Neto Coelho morreu em SP
Polícia
Empresário de MS, Neto Coelho morre em acidente durante prova da Driver Cup em SP
Imagem ilustrativa
Polícia
Polícia prende três foragidos da Justiça em Campo Grande
Caminhonete foi recuperada e drogas apreendidas
Polícia
Caminhonete envolvida em acidente na Gunter Hans era usada para o tráfico