Doze jacarés estão sendo removidos da Lagoa Maior em Três Lagoas (MS). A transferência dos animais para ambientes mais seguros começou na última quarta-feira (17). A medida é uma exigência do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul.
Não há registro de ataques a humanos, mas em maio deste ano, o cachorro de uma criança que brincava na água foi morto por um jacaré de quase 2 metros de comprimento. Outro caso semelhante foi registrado em 2017. Após o ataque, o Ibama analisou a retirada dos animais da lagoa.
A decisão do MPE que determinou a retirada dos jacarés pela Prefeitura de Três Lagoas, foi para evitar possíveis ataques: "A presença dos animais está conflitando com a participação dos humanos, existindo risco para ambos".
A captura é feita por auxiliares de pesquisa da Embrapa Pantanal, que usam iscas de carne para atrair os jacarés de papo amarelo. O tamanho da lagoa que fica no centro da cidade, dificulta a localização dos animais, por isso o uso das iscas.
Segundo a Secretaria de Meio ambiente do município, não há previsão de quando todos os jacarés que vivem na lagoa serão capturados. Os animais encontrados até agora devem ser transferidos em 40 dias.
O biólogo Flávio Gardim, explica que além de retirar os jacarés, o município também monitora a procriação dos animais: “Em 1 ano foram retirados 40 ovos, em 2017 foram mais de 60. Esse monitoramento evita o surgimento de novos ninhos e consequentemente o nascimento de filhotes”.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV AGORA: Árvore de 25 metros cai na Via Park após a chuva em Campo Grande

Promotora contesta recurso e defende leilão de Porsche após acidente fatal

Audiência de conciliação vai discutir mau cheiro de frigorífico em Campo Grande

Divulgado resultado da prova de títulos para seleção de veterinários na Capital

TJ nega liminar e mantém PM preso por violência doméstica em Campo Grande

JD1TV: Ônibus fica destruído ao bater em mureta durante chuva forte na Costa e Silva

Veja as ruas que ficarão interditadas neste fim de semana em Campo Grande

Lei assegura direito para mulheres desembarcarem fora dos pontos de ônibus

Homem que matou esposa com tiro na cabeça em Campo Grande deve ir a júri popular
