Menu
Menu
Busca segunda, 07 de abril de 2025
TJMS Abr25
Cidade

Criança de 7 anos é a primeira morte por meningite e Covid-19 na Capital

A menina não apresentava comorbidades e não tinha histórico de contato com pessoas contaminadas

03 outubro 2024 - 08h41Sarah Chaves
São Julião

Uma menina de 7 anos, moradora do Bairro Noroeste veio a óbito na terça-feira (1°), vítima de meningite meningocócica + meningococcemia. A criança que também testou positivo para a Covid-19, estava internada no Hospital da Cassems, e conforme a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), "todas as medidas sanitárias e de saúde estão sendo tomadas".

Em nota a secretaria informou que a criança não teve passagem pela Rede Municipal de Saúde de Campo Grande. Através da Vigilância Epidemiológica foi feita uma investigação para casos suspeitos do agravo e casos secundários no hospital, residência e escola, pessoas que tiveram contato próximo.

A menina não apresentava comorbidades e não tinha histórico de contato com pessoas contaminadas, e/ou viagem para fora do município além de estar coma vacina em dia, com 03 doses de meningo C, sendo a última dose em 28/02/2020. Foi solicitado ao hospital uma amostra de sangue da criança e enviado para o LACEN, para a realização de PCR, sendo confirmado para meningites bacterianas.

"A Sesau informa ainda que, como medida de prevenção, foi realizada uma reunião com os pais de colegas de turma e professores da criança, além dos pais da criança, para informar a orientação de Quimioprofilaxia: a medicação é fornecida pelo Ministério da Saúde. Solicitado à GT das Meningite do Estado, a liberação de medicação (rifampicina) para realização de quimioprofilaxia em comunicantes do óbito.

Realizada quimioprofilaxia na residência (2 adultos e 2 crianças) e na escola (2 adultos e 31 crianças).

A quimioprofilaxia está indicada somente para os contatos próximos de casos suspeitos de doença meningocócica (Guia de Vigilância em Saúde, 2023)".

A Sesau ainda orienta para a vacinação de crianças e adolescentes não vacinados, a atualizarem o cartão vacinal conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS).

 

 

 

Reportar Erro
São Julião
Camara Municipal Ab25 Jovem

Deixe seu Comentário

Leia Também

Moradores denunciam "abandono" de canteiro central da Avenida Aracruz
Cidade
Moradores denunciam "abandono" de canteiro central da Avenida Aracruz
Foto:  Rodrigo Maia
Cidade
Atenção, motoristas! Confira o reordenamento do trânsito no entorno do Parque dos Poderes
Deputado Junior Mochi, presidente da Comissão na Assembleia
Cidade
"O pedágio tem que ser suspenso", aponta deputado em audiência sobre a BR-163
Céu azul, mas de tempo fresco em Campo Grande
Clima
Semana começa com tempo fresco em Campo Grande
"Barone" é condenado por exploração do jogo do bicho na Capital
Justiça
"Barone" é condenado por exploração do jogo do bicho na Capital
Foto: Divulgação
Cidade
Arena Esportiva é entregue para moradores no Coophavilla II
Sessão da Audiência Pública sobre a Verticalização da Área de Amortecimento do Parque Estadual do Prosa
Política
Vereadores debatem a construção de prédios na região do Parque dos Poderes
Fotos: Rachid Waqued
Cidade
Detran emitiu mais de 173 mil CNHs de primeira habilitação dos 'processos da pandemia'
Carro ainda bateu em um poste após o capotamento
Cidade
JD1TV: Outra vez! Conversão errada causa capotamento de carro na Rui Barbosa
Divulgação -
Cultura
Gastronomia de MS ganha destaque em filme financiado pela Lei Paulo Gustavo

Mais Lidas

Um dos veículos pegou fogo no local
Polícia
JD1TV AGORA: Acidente entre Sidrolândia e Campo Grande causa mortes; crianças estão no meio
Criança foi atropelada pela caminhonete
Interior
Criança fica em estado grave após ser atropelada ao sair de catequese em Dourados
Apenas o pai e o filho mais velho sobreviveram
Interior
Veja quem são as quatro pessoas mortas no acidente entre Campo Grande e Sidrolândia
Equipes da Polícia Militar fazem o isolamento do local
Polícia
AGORA: Com sinais de violência, homem é encontrado morto no centro da Capital