O sistema de agendamento on-line de exame de preventivo têm facilitado o acesso das pacientes e contribuído para aumentar a procura pelo serviço de saúde oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) da Capital. Conforme a Sesau, antes desse novo sistema, menos da metade das vagas ofertadas na Rede eram preenchidas.
Dados preliminares da Secretaria mostra que, até o momento, 1.019 mulheres fizeram o agendamento de sua coleta pelo sistema. O número de procedimentos realizados ainda não estão disponíveis. As 73 unidades básicas e de saúde da família de Campo Grande oferecem a coleta para realização do exame preventivo.
O preventivo, ou Papanicolau, é indicado para mulheres com idade entre 24 e 64 anos. Nas unidades também é feito o agendamento para a mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas), indicado para mulheres de 50 a 69 anos. O exame deve ser feito uma vez a cada dois anos.
No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres (INCA, 2019a).
Já o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Para o ano de 2022 foram estimados 16.710 casos novos, o que representa uma um risco considerado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres (INCA, 2021)
Para agendar o exame de preventivo, a paciente deverá acessar o site da prefeitura (clicando aqui), basta preencher o cadastro e buscar a data, horário e local desejado para fazer a coleta.
Reportar Erro