A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) da continuidade nesta quarta-feira (26), ao julgamento sobre a tentativa de golpe com denunciados do Núcleo Crucial, que envolve, o ex-presidente, Jair Bolsonaro, o ex-ministro Walter Braga Netto, o general Augusto Heleno, e outros cinco nomes.
Durante o primeiro dia do julgamento (25), os advogados de Bolsonaro e seus aliados rebateram a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Os ministros também rejeitaram diversas questões preliminares, como a anulação da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente. A turma também negou o impedimento dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin para julgar o caso.
Neste segundo dia, a sessão tem início com o voto do relator, Alexandre de Moraes. Em seguida, os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin proferem seus votos.
Se a maioria dos magistrados votar pela aceitação da denúncia da Procuradoria-Geral da República, os denunciados passarão à condição de réus e vão responder a uma ação penal no STF pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Conforme a acusação da PGR, Bolsonaro tinha conhecimento do plano intitulado Punhal Verde Amarelo, que continha o planejamento e a execução de ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
A procuradoria também garante que o ex-presidente sabia da minuta de decreto com o qual pretendia executar um golpe de Estado no país. O documento ficou conhecido durante a investigação como "minuta do golpe".
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula encerra visita ao Vietnã com abertura ao mercado de carne brasileiro

Brasil e Vietnã assinam Plano de Ação para cooperação econômica até 2030

Decreto oficializa secretário de Clima na presidência da COP30 em Belém

Bolsonaro e aliados agora são réus por tentativa de golpe, decide STF

STF decide se Bolsonaro e aliados se tornarão réus por tramar golpe

Lula inicia agenda em visita de Estado ao Japão

Funcionários da Petrobras aprovam greve de 24 horas em defesa do trabalho remoto

Lula assina criação do Consulado-Geral do Brasil na Cidade do México

Próximo sorteio da Mega-Sena tem prêmio acumulado em R$ 14,5 milhões
