Menu
Menu
Busca segunda, 25 de novembro de 2024
Brasil

Pesquisa da CNI indica que fim do período de demissões na indústria está próximo

O indicador varia de zero a cem pontos e, quando está abaixo dos 50 pontos mostra queda no emprego

26 outubro 2017 - 15h11Da redação com assessoria

O indicador do número de empregados na indústria alcançou 49 pontos em setembro, valor próximo aos 49,1 pontos registrados em agosto, informa a Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira, 26 de outubro.

O indicador varia de zero a cem pontos e, quando está abaixo dos 50 pontos mostra queda no emprego. Como está próximo da linha divisória, o índice indica que o fim das demissões está se consolidando, avalia a CNI. 

A pesquisa mostra ainda que, depois da forte alta de agosto, a produção diminuiu em setembro. O indicador de produção ficou em 48,1 pontos no mês passado. Embora ainda esteja abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o índice é superior aos 45,8 pontos registrados no mesmo mês do ano passado. "Ou seja, a redução da produção na passagem de agosto para setembro foi menos intensa em 2017 que no mesmo período de anos anteriores", diz a Sondagem.

Embora os resultados de setembro indiquem que a indústria está em recuperação, a utilização média da capacidade instalada ficou em 66% em setembro, um ponto percentual abaixo do registrado em agosto. Os estoques também estão pouco acima do planejado pelos empresários.

O índice de estoque efetivo em relação ao planejado aumentou 0,7 pontos em relação a agosto e alcançaram os 50,7 pontos. O indicador varia de zero a cem pontos. Quando está acima dos 50 pontos, mostra estoques além do planejado.

CONDIÇÕES FINANCEIRAS - Com a recuperação da atividade, diminuiu a insatisfação com o lucro e a situação financeira das empresas. O índice de satisfação com o lucro operacional ficou em 41,8 pontos no terceiro trimestre. O valor é 5,4 pontos superior ao registrado no terceiro trimestre do ano passado. O índice de satisfação com a situação financeira subiu para 45,5 pontos e está 4 pontos acima do registrado em igual período de 2016.

Embora ainda estejam abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que separa a satisfação da insatisfação com as condições financeiras, os dois índices registram crescimento há seis trimestres consecutivos. Isso mostra que as condições financeiras das empresas estão em recuperação.

OBSTÁCULOS PARA EMPRESAS - A Sondagem Industrial mostra ainda os principais problemas enfrentados pelas indústrias no terceiro trimestre do ano. A elevada carga tributária, com 45,2% das respostas, ficou em primeiro lugar da lista. Em seguida, com 36,6% das assinalações, vem a demanda interna insuficiente e, em terceiro lugar, com 21% das menções, aparece a inadimplência dos clientes.

A pesquisa observa que o percentual de menções dos empresários sobre a falta de demanda interna caiu de 40,4% no primeiro trimestre para 39% no segundo trimestre e agora recuou para 36,6%. O mesmo ocorre com as menções à inadimplência dos clientes, cujo percentual de respostas alcançou 24,7% no quarto trimestre de 2016 e agora está em 21%.

Outro problema, cujo número de assinalações está diminuindo, é a taxa de juros elevada. Com as sucessivas reduções dos juros básicos da economia, as menções aos juros altos como obstáculo enfrentado pelas empresas, recuaram de 27,9% no quarto trimestre de 2016 para 18,2% no terceiro trimestre.

EXPECTATIVAS E INVESTIMENTOS - De acordo com a pesquisa da CNI, as perspectivas dos empresários para os próximos seis meses são positivas. Os indicadores de expectativas para a demanda, a compra de matérias-primas e as exportações continuam acima dos 50 pontos, que separa o pessimismo do otimismo. Isso indica que os empresários esperam o aumento da demanda, da compra de matérias-primas e da quantidade exportada nos próximos seis meses.

O indicador de intenção de investimentos ficou em 49,6 pontos, praticamente estável em relação a agosto. "Ainda assim, com o resultado, o índice passa a marcar o maior valor desde fevereiro de 2015. O índice é 6,1 pontos maior que o de outubro de 2016", afirma a Sondagem Industrial.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Influenciadora morre arrastada por enxurrada em Minas Gerais
Brasil
Influenciadora morre arrastada por enxurrada em Minas Gerais
TSE
Brasil
Cebraspe divulga horários das provas do concurso unificado para o TSE
O piloto morreu ainda no local
Brasil
Piloto morre após avião bater em fios de alta tensão, cair e pegar fogo
Rodovia
Justiça
Justiça decide que concessionária deve indenizar vítima de acidente com animal em rodovia
Detalhamento dos maiores valores por benefício fiscal -
Economia
A lista da renúncia fiscal
Líderes do G20 no Rio de Janeiro
Brasil
Declaração final do G20 reconhece necessidade de reforma da governança global
Autoridade Nacional de Proteção de Dados terá processo seletivo para 213 vagas
Brasil
Autoridade Nacional de Proteção de Dados terá processo seletivo para 213 vagas
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi
Brasil
Lula e presidente do Egito discutem cooperação e assinam termo de parceria estratégica
Forças de segurança reforçam policiamento no Rio
Brasil
Cúpula de Líderes do G20 começa hoje com o lançamento da Aliança Global contra a Fome
Joca e João
Brasil
Cão Joca: defesa de tutor quer reabrir inquérito sobre morte em voo

Mais Lidas

Foto: Diário do Estado
Polícia
Assaltantes saqueiam carreta usando uma Hilux para fechar e tombar o veículo
Motociclista questiona multa em semáforo "invisível" na Padre João Crippa; vídeo
Cidade
Motociclista questiona multa em semáforo "invisível" na Padre João Crippa; vídeo
Meninos de 5 e 6 anos vieram da Venezuela há dois meses para morar com a mãe
Polícia
JD1TV: Mãe vai trabalhar e meninos de 5 e 6 anos desaparecem de casa no Jardim Leblon
Sérgio Longen homenageando o ex-presidente da República Michel Temer
Geral
A justa homenagem a Michel Temer