“Não há eleições sem imprensa livre e não há administração e execução de eleições sem servidores com essa qualificada excelência”, afirmou a ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante a coletiva de imprensa sobre o 1º turno das Eleições Municipais de 2024. A ministra agradeceu aos servidores da Justiça Eleitoral e aos profissionais da imprensa pela contribuição ao processo eleitoral.
O 1º turno ocorreu em 5.569 cidades do Brasil. Cármen Lúcia estava acompanhada do vice-presidente do TSE, ministros da Corte, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do procurador-geral eleitoral. Segundo a ministra, a votação, que encerrou às 17h, transcorreu conforme o esperado. O primeiro resultado foi divulgado às 17h10, com São Cristóvão do Sul (SC) sendo o primeiro município a totalizar os dados.
A ministra destacou que, até às 21h, quase 98% das urnas haviam sido apuradas. Esta foi a primeira vez que as eleições municipais seguiram um horário unificado em todo o país, facilitando a participação dos eleitores em diferentes fusos horários. Também foram realizadas consultas populares em cinco cidades durante o pleito.
A Paraíba foi o primeiro estado a totalizar 100% dos votos, às 19h54. Em 11 capitais, os prefeitos foram eleitos no 1º turno: Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Macapá (AM), Maceió (AL), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Teresina (PI) e Vitória (ES). Em 15 capitais, incluindo Campo Grande (MS), haverá 2º turno no dia 27 de outubro.
O comparecimento dos eleitores foi de 78,29%, considerado elevado. O índice de abstenção ficou em 21,71%, semelhante ao registrado em eleições anteriores, como em 2020 (23,15%) e 2018 (17,58%). Dados do e-Título indicaram 2.604.123 justificativas eleitorais e 11.859.032 consultas aos locais de votação, com um aumento de 65,9% nas justificativas em comparação com 2022.
Foram utilizadas 478.026 urnas, das quais apenas 3.218 (0,61%) foram substituídas. A Polícia Federal registrou 295 ocorrências durante as eleições, com apreensões totalizando R$ 50,3 milhões, sendo R$ 21,78 milhões em espécie.
Cármen Lúcia agradeceu às forças de segurança pela colaboração e enfatizou a importância de garantir que os eleitores pudessem votar com tranquilidade. Contudo, a ministra lamentou a ausência de mulheres eleitas para as prefeituras das capitais, refletindo a necessidade de promover a participação feminina na política.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ministério da Justiça prorroga atuação da Força Nacional no Pantanal

Confusão em MS faz morador de Rondônia virar foragido por crime que não cometeu

JD1TV: Tiroteio em Universidade deixa um morto e causa pânico em alunos

Cacique Raoni, que recebeu Angelina Jolie, é admitido no Grau de Grã-Cruz

Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à Presidência da República

Brasil é 5º país com mais denúncias de abuso sexual infantil online

Cidade do Pará tem tremor de terra de magnitude 4,3

JD1TV: Dois cães resgatam cachorrinho atropelado; assista

Angelina Jolie visita aldeia indígena e é recebida pelo cacique Raoni
