O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tomou a decisão de suspender o envio dos nomes aprovados pelos senadores para ocupar vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A suspensão foi motivada pelo pedido de análise da Advocacia do Senado quanto a possíveis favorecimentos no processo de indicação da advogada Daniela Teixeira, uma das indicadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A questão central em investigação é a ordem de encaminhamento dos nomes aprovados pela Mesa Diretora do Senado à Presidência da República para publicação e nomeação no Diário Oficial da União. O jornal O Globo revelou que o nome de Teixeira foi encaminhado antes dos demais, apesar de os três indicados terem sido aprovados na mesma sessão.
No dia 25 de outubro, o Senado aprovou os três nomes indicados pelo Planalto para o STJ: Daniela Teixeira, José Afrânio Vilela e Teodoro Santos. A suspeita levantada é de que o suposto favorecimento à Teixeira poderia indicar uma preferência eventual para ocupar uma vaga no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou em questões relacionadas à escolha das turmas às quais fará parte.
A decisão de Pacheco em suspender o processo não invalida a votação que aprovou as indicações ao STJ.
Daniela Teixeira, com 51 anos, foi a escolhida por Lula a partir de uma lista elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Antes disso, ela havia ocupado a posição de vice-presidente da OAB-DF.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Após 21 dias internado, Bolsonaro recebe alta em Brasília e seguirá recuperação em casa

Novo ministro da Previdência e presidente do INSS se reúnem em meio a plano de ressarcimento

Polícia prende chefe de grupo que planejava atentado em show da Lady Gaga em Copacabana

Aposentados da zona rural foram as maiores vítimas do esquema do INSS

Carlos Lupi pede demissão após escândalo de fraudes no INSS

Atriz mirim de "A Infância de Romeu e Julieta" está em estado grave com tumor cerebral

Gol e aeronautas chegam a acordo de R$ 38 milhões após demissões em 2012

Lei Federal incentiva doação de cabelos a pessoas em tratamento contra o câncer

Alexandre Magno deve ser indicado pelo MPMS para vaga no CNMP
