Menu
Menu
Busca segunda, 28 de outubro de 2024
Brasil

Fique atento! Governo alerta que 7 milhões de famílias devem atualizar CadÚnico

A não regularização pode resultar no cancelamento de benefícios

06 fevereiro 2024 - 17h25Brenda Leitte, com Agência Brasil

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome informou nesta segunda-feira (5), que cerca de 7 milhões de famílias, entre beneficiárias e não beneficiárias do Programa Bolsa Família, devem atualizar seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico.

A medida faz parte da ação contínua de Qualificação Cadastral, que engloba dois processos, o de Averiguação Cadastral e o de Revisão Cadastral, conforme legislação.

Os dados cadastrais devem refletir a realidade das famílias em vulnerabilidade, para que sejam usados para formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas. As atualizações dos dados também servem para prevenir fraudes no recebimento de benefícios e melhorar o acesso a algum dos 36 programas federais que usam os dados do CadÚnico para inclusão de beneficiários.

Na Averiguação Cadastral, são verificadas as informações prestadas pelas famílias no momento do cadastramento, que apresentaram algum indício de inconsistência, seja de renda, de declaração de vínculo empregatício ou de composição familiar. Já a Revisão Cadastral, abrange as famílias que estão com o cadastro desatualizado há mais de 2 anos. 

O ministério esclareceu que uma mesma família pode estar nos dois processos de qualificação, dependendo da situação. E de acordo com a pasta, este ano, a maior parte das famílias na mira do governo federal está com os registros sem atualização há mais de 24 meses.

O que fazer?

As famílias inscritas no CadÚnico, apontadas na Ação de Qualificação Cadastral de 2024, estão sendo comunicadas por meio mensagens no aplicativo do CadÚnico, disponível para smartphones nos sistemas Android e IOS e pela internet. Além desses meios, a comunicação às famílias beneficiárias do Bolsa Família também conta com mensagens nos aplicativos do programa, no Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios. 

As famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica também podem ser comunicadas por meio de mensagem na fatura da conta de energia elétrica.

Após a notificação, os responsáveis pelas famílias devem procurar pessoalmente o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no município onde vive ou o setor da prefeitura responsável pela gestão municipal do CadÚnico, para atualizar os dados do núcleo familiar.

Em caso de dúvida sobre localização desses postos de atendimento, o MDS disponibiliza um site para o cidadão buscar o Cras mais próximo.

Algumas famílias a atualização cadastral deverá ser realizada no domicílio.

Ao se dirigir ao posto de atendimento, os responsáveis devem levar documento de identificação com foto e outros como CPF ou Título de Eleitor, comprovante de residência e documentos de todas as pessoas da família que moram no mesmo domicílio.

Mesmo que não receba qualquer notificação sobre a Revisão Cadastral, o beneficiário pode checar a situação de seus dados, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral no aplicativo do Cadastro Único.

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro
Digix - dia do servidor - Out24

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil ja resgatou mais de 1,6 mil pessoas e 19 pets no Líbano
Brasil
Brasil ja resgatou mais de 1,6 mil pessoas e 19 pets no Líbano
Foto: Pixabay
Brasil
Portaria prorroga por mais 180 dias emergência zoossanitária devido ao vírus H5N1
Reprodução
Brasil
Na casa das primas: mulher destrói carro enquanto marido estava na zona
Foto: Blog da Soften
Brasil
Regularização de dívidas com o Simples vai até 31 de outubro
Foto: TJMS
Brasil
Kits da Corrida dos Poderes devem ser retirados no Rubens Gil de Camilo
Prédio do STF pega fogo após pane no ar-condicionado
Brasil
Prédio do STF pega fogo após pane no ar-condicionado
Caça caiu há pouco
Brasil
JD1TV AGORA: Caça F-5 da Força Aérea Brasileira cai após problemas nos motores
Aeroporto ficou fechado por quase seis meses
Brasil
Após enchentes, Aeroporto Salgado Filho reabre nesta segunda no RS
Laboratório onde aconteceu o caso
Brasil
Mulher é presa por envolvimento em caso de HIV em transplante no Rio
Família de Ahmad veio para o Brasil
Brasil
"Não dá para viver no Líbano", diz homem que trouxe família ao Brasil

Mais Lidas

Vice em chapa da OAB deixa disputa
Justiça
Vice em chapa da OAB deixa disputa
Candidatas a prefeita de Campo Grande - Rose e Adriane
Política
Ranking e Quaest mostram Rose líder em empate técnico
Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil)
Política
Paraná e Ranking têm nova divergência em pesquisas
A vítima foi golpeada dentro do veículo
Polícia
AGORA: Homem é esfaqueado dentro de ônibus na Mascarenhas de Moraes