Menu
Menu
Busca terça, 02 de julho de 2024
Brasil

'Celular Seguro' recebe 57,8 mil alertas de bloqueio em 6 meses

Novas funcionalidades devem ser lançadas no segundo semestre deste ano

21 junho 2024 - 13h50Brenda Leitte, com Agência Brasil

Após seis meses de funcionamento, o Programa Celular Seguro já recebeu 57.790 mil alertas de bloqueios de usuários que já instalaram o aplicativo em seus telefones móveis. Lançado em dezembro do ano passado pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), o programa possui mais de 2 milhões de usuários cadastrados.

A plataforma funciona como uma espécie de botão de emergência que deve ser utilizado somente em casos de perda, furto ou roubo do celular. A ação garante o bloqueio ágil do aparelho, da linha telefônica e de aplicativos bancários em poucos cliques.

O acesso ao Celular Seguro é feito por meio do cadastro no Gov.br, a plataforma de serviços do governo federal. Os aparelhos podem ser registrados via site – ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS). As empresas que já aderiram à iniciativa estão descritas nos termos de uso.

Não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha para que o bloqueio seja efetivado. Quem estiver cadastrado no Celular Seguro pode indicar pessoas da sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado.

Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por meio de um computador. Após o envio do alerta, as instituições financeiras e empresas de telefonia que aderiram ao projeto farão o bloqueio do chip e dos aplicativos. O procedimento e o tempo de bloqueio de cada empresa também estão disponíveis nos termos de uso do programa.

Novas funções

A ferramenta Celular Seguro não oferece a possibilidade de fazer o desbloqueio. Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora e os bancos. Cada empresa segue um rito diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos.

De acordo com o MJSP, para o segundo semestre, há a previsão de lançamento de novas funcionalidades para ampliar a segurança dos usuários do programa. Uma delas é a possibilidade de, ao acionar o alerta, a vítima bloquear chip e aplicativos financeiros, mas manter o aparelho funcionando. Nesse caso, se um novo chip for instalado, uma mensagem aparecerá na tela orientando o novo comprador do telefone a ir a uma delegacia e apresentar a nota fiscal de compra.

Também será incorporada à ferramenta a lista de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), a identidade de cada aparelho celular, para consulta de quem for comprar um aparelho usado. Com isso, será possível conferir se o aparelho desejado tem alguma restrição ou registro de roubo ou furto.

A plataforma foi desenhada pelo MJSP em parceria com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e a AnatelAgência Nacional de Telecomunicações). O objetivo é reduzir a “atratividade” da prática de roubos e furtos e desestimular a receptação de aparelhos roubados.

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Brasil
Sem dar detalhes, Lula diz que tomará providência diante da alta do dólar
Foto: Agências
Brasil
Brasil terá "Dia do Rei Pelé"
Força Nacional do SUS está atuando nas questões sanitárias
Brasil
Força Nacional do SUS investiga mortes entre indígenas no Acre
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasil
Termina nesta sexta-feira o prazo para inscrição na 1ª etapa do Revalida
Chuvas causaram diversos estragos e mortes no Rio Grande do Sul
Brasil
Sobe para 179 total de mortos no Rio Grande do Sul
Lojas Americanas
Brasil
PF cumpre mandados de prisão contra ex-diretores da empresa Americanas
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Brasil
Conselheiros do setor empresarial apresentarão sugestões de políticas a Lula
Sessão Plenária do Supremo Tribunal Federal (STF)
Brasil
Com o placar de 8 a 3, STF tem maioria para descriminalizar porte de maconha para uso
Cerveja
Brasil
Álcool causa 2,6 milhões de mortes todos os anos no mundo, afirma OMS
Imagem Ilustrativa
Brasil
STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de maconha para consumo próprio

Mais Lidas

Homem é morto a tiros em Ponta Porã e assassinos fogem para o Paraguai
Polícia
Homem é morto a tiros em Ponta Porã e assassinos fogem para o Paraguai
Imagem Ilustrativa
Polícia
Motociclista morre ao ser esfaqueado várias vezes em Ponta Porã
Tempo nublado
Clima
Frio e chuva: Tempo deve ficar instável em MS neste domingo
Marcos Pollon
Política
Pollon se lança pré-candidato a prefeito