Menu
Menu
Busca domingo, 24 de novembro de 2024
Brasil

Câncer é a 1ª causa de morte em duas cidades de MS

Estudo aponta que em pouco mais de uma década as neoplasias serão as responsáveis pela maioria dos óbitos no Brasil

28 abril 2018 - 13h53Redação com informações da Rede agora MS

Em 516 dos 5.570 municípios brasileiros o câncer já é a principal causa de morte. Esta é principal conclusão de levantamento inédito feito com base nos números oficiais mais recentes do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM). De acordo com a análise do Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a doença avança a cada ano e, com a manutenção dessa trajetória, em pouco mais de uma década as neoplasias serão as responsáveis pela maioria dos óbitos no Brasil.

Mato Grosso do Sul

A cidade de Bonito registrou 86 óbitos, sendo 21 provocados por câncer, 24% do total. O segundo município do Estado com mais mortes provocadas pela doença é Novo Horizonte do Sul. Das 21 mortes registradas, 4 (19%) foram causadas pelo câncer.

Dados

Os dados foram apresentados na sede do CFM, durante a terceira edição do Fórum Big Data em Oncologia promovido pelo TJCC, com o apoio do CFM, e que reuniu especialistas no assunto, autoridades e representantes de pacientes. Para a coordenadora do movimento e presidente e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Merula Steagall, a expectativa é de que o estudo contribua para um melhor planejamento das ações de controle, prevenção e tratamento da doença no Brasil.

“O aumento da mortalidade pela doença aqui está relacionado, também, às dificuldades enfrentadas pelo paciente para o diagnóstico e para o acesso ao tratamento. Diversos tipos de câncer são preveníveis e outros têm seu risco de morte significativamente reduzido quando diagnosticado precocemente. Nosso objetivo é alertar e engajar os múltiplos atores a somarem esforços no combate ao câncer”, destacou Merula.

Já o 1º secretário do CFM, Hermann von Tiesenhausen, enfatizou a importância de se discutir o avanço do câncer, especialmente no momento em que os candidatos a cargos eletivos elegem suas prioridades para as Eleições Gerais de 2018. “Este diagnóstico revela um grave problema de saúde pública que, a cada ano, assume maior relevância na lista de prioridades dos gestores. Na visão do CFM, é preciso envidar todos os esforços para conter essa epidemia e manter a obediência às diretrizes e aos princípios constitucionais que regulam a assistência nas redes pública, suplementar e privada no Brasil”.

Os dados mostram que a maior parte das cidades onde o câncer já é a principal causa de morte está localizada em regiões mais desenvolvidas do País, justamente onde a expectativa de vida e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são maiores. Dos 516 municípios onde os tumores matam mais, 80% ficam no Sul (275) e Sudeste (140). No Nordeste, estão 9% dessas localidades (48); no Centro-Oeste, 34 (7%); e no Norte, 19 (4%).

Ao todo, estes municípios concentram uma população total de 6,6 milhões de habitantes. Onze municípios são considerados de grande porte, sendo Caxias do Sul (RS) o mais populoso deles, com quase meio milhão de habitantes. Outros 27 são de médio porte (com população entre 25 mil e 100 mil) e a grande maioria (478) está situada na faixa de pequenos municípios, com menos de 25 mil habitantes. Araguainha, menor cidade do Mato Grosso, é também a menor cidade da lista identificada pelo TJCC e CFM.

O Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de municípios (140) onde o câncer é a primeira causa de morte. Enquanto em todo o País as mortes por câncer representam 16,6% do total, no território gaúcho esse índice chega a 33,6%. Um dos fatores que pode explicar a alta incidência de câncer na região são as características genéticas da população, que pode apresentar maior predisposição para desenvolver o câncer de pele (melanoma), por exemplo.

Das 27 unidades federativas, 24 contam com pelo menos uma localidade onde o câncer é a principal causa de mortalidade. Alagoas e Amapá foram os únicos estados onde essa situação não aconteceu, além do Distrito Federal, que, por sua característica administrativa, não se divide em municípios. Nos três, a principal causa de óbito está relacionada às doenças do aparelho circulatório.

Reportar Erro
Caramara - Nov24- voce que faz

Deixe seu Comentário

Leia Também

TSE
Brasil
Cebraspe divulga horários das provas do concurso unificado para o TSE
O piloto morreu ainda no local
Brasil
Piloto morre após avião bater em fios de alta tensão, cair e pegar fogo
Rodovia
Justiça
Justiça decide que concessionária deve indenizar vítima de acidente com animal em rodovia
Detalhamento dos maiores valores por benefício fiscal -
Economia
A lista da renúncia fiscal
Líderes do G20 no Rio de Janeiro
Brasil
Declaração final do G20 reconhece necessidade de reforma da governança global
Autoridade Nacional de Proteção de Dados terá processo seletivo para 213 vagas
Brasil
Autoridade Nacional de Proteção de Dados terá processo seletivo para 213 vagas
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi
Brasil
Lula e presidente do Egito discutem cooperação e assinam termo de parceria estratégica
Forças de segurança reforçam policiamento no Rio
Brasil
Cúpula de Líderes do G20 começa hoje com o lançamento da Aliança Global contra a Fome
Joca e João
Brasil
Cão Joca: defesa de tutor quer reabrir inquérito sobre morte em voo
Praça dos Três Poderes terá reforço na segurança após homem-bomba
Brasil
Praça dos Três Poderes terá reforço na segurança após homem-bomba

Mais Lidas

Policial da PMMS é condenado por atirar em contrabandista em fuga
Justiça
Policial da PMMS é condenado por atirar em contrabandista em fuga
Presidente eleito da OAB-MS, Bitto Pereira, ao lado de sua vice, Marta Taques
Justiça
Bitto Pereira vence eleição na OAB-MS
A frente do carro ficou destruída após a colisão
Polícia
Traficantes sofrem acidente grave ao tentar fugir da Polícia Militar em Campo Grande
Foto: Diário do Estado
Polícia
Assaltantes saqueiam carreta usando uma Hilux para fechar e tombar o veículo